filhos na pandemia

Olhamos para trás e observamos que o ano de 2020 foi muito difícil. Tudo mudou com a pandemia. Pais ficaram trabalhando em casa, crianças não podiam ir a escola e nem mesmo encontrar seus amiguinhos do prédio. 

Crianças e jovens em idade escolar tiveram que se adaptar e mudar totalmente suas rotinas.

Um modelo diferente

Na impossibilidade de contato, os jovens tiveram que se adaptar a rotina de aulas a distância através da internet. Foram muitos meses de expectativas, anseios e medos sobre o futuro incerto por conta da Covid-19.

A realidade, neste começo de 2021, apresenta um quadro de aumento nos casos e a pandemia só poderá ser debelada através da vacinação mas, enquanto ela não vem, eu tenho uma pergunta para os pais: Como seus filhos estão lidando com essas expectativas e o que vocês podem fazer para dar um suporte aos sentimentos deles?

Uma boa conversa ajuda muito

Procurar entender o que um jovem está passando neste período de pandemia exige total atenção de seus pais.

Sente-se com seu filho e tenha uma conversa, aberta e sincera, com ele sobre a situação atual que o mundo está passando e pergunte o que ele acha sobre esse assunto.

Mostre que, no mundo existem muitas coisas importantes, mas a mais importante é aquela ligada aos cuidados essenciais na pandemia e a valorização da vida.

O ideal é manter a conversa num tom positivo e otimista, mostrando que essa pandemia vai passar e inspirando seu filho a continuar criando e acreditando nos seus planos, mesmo que seja impossível estabelecer uma data para sua realização.

A frustração é normal e faz parte da vida

Imagine o quanto deve ser frustrante para um jovem, não poder ir a escola encontrar seus amigos, ainda mais em períodos tão prolongados quanto aos que estamos obrigados a viver na quarentena.

Você pode falar sobre sua história e sobre suas frustrações. Seu filho vai encontrar em você um exemplo de como superar as frustrações e seguir com a vida.

Exemplos na própria família, permitem que o jovem possa entender que o truque é se manter motivado, mesmo em tempos de pandemia e, em todos os momentos futuros que surgirem frustrações.

A rotina pode ajudar

Existe um binômio entre expectativa e a realidade do momento. Sem dúvida manter esse binômio em equilíbrio, como uma gangorra estável, passa pelos hábitos que crianças e jovens estão adotando durante esse período de pandemia.

Realizar atividades programadas como exercícios físicos dentro de casa, procurar se entregar a brincadeiras divertidas, rir sempre que possível e ter uma boa alimentação, em horas pré-definidas, possibilitam um maior controle das emoções.

Essas atividades ajudam muito a espantar a tristeza, por não poder fazer algo como estar na praia aproveitando as férias de verão.

DICA IMPORTANTE – A CARTILHA

O Laboratório de Pesquisa em Neuropsicologia Clinica e Cognitiva (Neuroclinic), da UFABC – Universidade Federal do ABC, criou a cartilha “Cuidando das emoções: Ajudando seu filho em tempos de crise”.

Esse documento, em pdf, fornece mais informações para que você ajude a equilibrar os sentimentos dos seus filhos nesta época de isolamento social.

Clique AQUI para baixar o arquivo.

Seus filhos são muito importantes para nós e nosso blog vai trazer muitos assuntos de interesse sobre eles.

Deixe seus comentários. Vamos adorar lê-los!

Espero vocês aqui no próximo post.

Fique em paz!

Colégio Estela Maris Recanto Encantado

Dicas para os pais: Cuidando dos sentimentos dos filhos na pandemia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Instagram