Sabia que esta brincadeira tão simples é extremamente benéfica? Esqueça, por momentos, a “sujidade” em casa e a chatice de tirar a areia da boca ou dos olhos dos miúdos. Fora essa parte, os benefícios são, de fato, muito maiores do que os inconvenientes.

Vamos apresentar alguns deles:

1
Permite o contato direto com a energia natural do planeta, sobretudo quando a criança pisa descalça sobre a areia. Pesquisas apontam que o contato com o chão (terra, grama, areia, etc.) equilibra o organismo da criança.

2
Por ser um “brinquedo neutro”, desenvolve a criatividade e a imaginação uma vez que ganha a forma que a criança quiser: bolo, castelo, cidades, muros, pozinho mágico, etc.

3
O contato com diferentes texturas, temperaturas, cores e formas estimula o desenvolvimento sensorial da criança.

4
Aumenta a interação com outras crianças, adultos e até animais (insetos, pássaros) − o que é muito interessante do ponto de vista do aumento da curiosidade, solidariedade e oralidade.

5
Estimula a coordenação motora fina da criança, pelo toque e pelas tentativas que ela faz de agarrar os grãos de areia.

6
A coordenação motora ampla, também é estimulada pela movimentação das crianças maiores que correm, pulam e rolam na areia.

7
Incentiva o trabalho individual e em grupo uma vez que elas poderão se unir para planejar um projeto em conjunto.

8
Toda criança adora ter, quando brinca na areia, balde, potes e pá. Esses elementos favorecem o aprendizado de conceitos como: leve” e “pesado”; “cheio” e “vazio”; “pequeno” e “grande”; “quente” e “frio”.

9
Você já reparou que quando a criança está na areia o grau de concentração dela aumenta? As crianças ficam compenetradas nas suas criações.

10
Depois de um tempo a criança pode começar a se interessar por outros elementos naturais como pauzinhos, folhas, pedrinhas, animaizinhos que irão ajudar na brincadeira.

11
A criança aprende sobre seu corpo no que diz respeito as preferências e incômodos. A percepção de areia no tênis pode incomodar. A criança pode sentir que não gosta de areia molhada. Ela sente que a areia fina está na sua perna e no seu cabelo.

12
É muito divertido, toda criança gosta e principalmente, é de graça!

Deixem seus filhos aproveitarem bem a infância e dela faz parte as brincadeiras na areia. Se puderem aproveitem junto com eles. Tenho certeza que eles irão adorar!

Essa postagem foi útil para você? Se foi, deixe o seu comentário.

Colégio Estela Maris Recanto Encantado

Crianças brincando na areia: Benefícios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Instagram