O que é o TDAH?

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurológico de provável origem genética.

Conflitos familiares frequentes ou situações que exponham a criança a grande estresse podem também ser origem do TDAH nas crianças.

Algum estudos também indicam que a deficiência de vitaminas na dieta, contaminação por chumbo, sofrimento no período fetal, consumo de álcool na gravidez e deficiência hormonal da criança podem ser causas do TDAH.

Tratamento

A partir dos 8 anos, com orientação médica, é possível iniciar-se o tratamento.

O medicamento visa melhorar a capacidade de concentração da criança, assim como realiza um controle da inquietude que é característica da hiperatividade.

O acompanhamento psicológico também será de grande benefício. As atividades lúdicas, realizadas pelo psicólogo, desenvolvem gradualmente os níveis de atenção e concentração da criança.

5 dicas para lidar com o TDAH

1 – Imponha Limites

As crianças hiperativas são inquietas e intolerantes a regras. Os pais devem ser firmes na imposição de limites e a partir do binômio recompensas / punição, demonstrar que é importânte que a criança siga regras.

2 – Procure incentivar a organização

O TDAH apresenta um grande problema na manutenção de disciplina e nas atividades escolares. Os pais devem estimular as crianças a serem organizada em todas as tarefas que realizarem.

3 – Muita paciência e compreensão

As crianças hiperativas são fontes de grandes tensões com os adultos que frequentemente acabam se irritando e perdendo a cabeça.

Os adultos devem entender que a repreensão nem sempre é o melhor caminho.

É necessário que compreendam e tentem lidar com as situações de uma forma um pouco mais bem humorada, pois nem sempre a criança tem noção do que está fazendo de errado.

4 – Procure não fazer comparações

Muitos pais utilizam comparações de comportamento em relação a outras crianças ou até aos outros irmãos tentando despertar mudanças de comportamento.

Crianças hiperativas apresentam, em comparação com as outra crianças que não possuem TDAH, um nível maior de dificuldade na realização de algumas atividades.

A insistência dos pais em realizar comparações pode agravar o desenvolvimento de problemas de autoestima na criança.

5 – Atividades físicas

Crianças hiperativas e atividades físicas andam juntas. Além delas gastarem muita energia contribuem enormemente para amenizar sintomas como a inquietude.

Artes marciais são excelentes para crianças com TDAH pois desenvolvem, habilidades físicas e disciplina.

LInk Útil

Para se aprofundar no assunto eu indico o excelente artigo intitulado: “Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): o que os educadores sabem?
Clique aqui para acessar o artigo.

Essa postagem foi útil para você? Se foi, deixe o seu comentário.

Colégio Estela Maris Recanto Encantado

5 dicas de como lidar com crianças hiperativas (TDAH)
Tags:         

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Instagram